domingo, 27 de março de 2011

Atos dos Apóstolos
“’Que outro ocupe o seu lugar’”. (Atos 1: 20b)
A turma estava toda reunida; era um grupo de cerca de cento e vinte pessoas. Os onze discípulos, Maria, mãe de Jesus, os irmãos de Jesus e outros homens e mulheres. E a bíblia diz que ”todos se reuniam sempre em oração”.(Atos 1: 14a) Juntos e orando.
Até que Pedro toma a iniciativa, e isso não era de se estranhar, afinal, Pedro sempre tomava a iniciativa; mas agora é diferente, o seu líder já não está mais entre eles, esse grupo precisa de um novo líder. Pedro não só percebe essa necessidade, ele percebe também que é necessário escolher um homem para ocupar o lugar de Judas(o traidor).
Havia muitos homens ali, eu acredito, e penso que todos gostariam de fazer parte deste ministério. Quem não gostaria? Ser contado entre os Doze Apóstolos! Uau! Meu sonho!
Mas não seria tão simples assim, pelo menos um requisito básico era exigido para fazer parte do tão sonhado clube dos Doze.
-ter estado com os discípulos durante todo o tempo em que o Senhor Jesus viveu entre eles, desde o batismo de João até o dia em que ele foi elevado aos céus.
Pedro estava em busca de uma testemunha da ressurreição de Cristo e esse requisito era imprescindível.
Choveu candidato!!!
Observe o que a bíblia diz: “Então indicaram dois nomes: José, chamado Barsabás, também conhecido como Justo (apesar dos três nomes, só conta como um) e Matias (só Matias mesmo)”. Perceba:    1 + 1= 2
Como assim? O que aconteceu com todo o resto? Cadê os ‘hômi’? 
Pelas minhas contas, por baixo, sendo bem generoso, pelo menos uns quarenta homens a mais deveriam estar ali, sinceramente, eu acho que tinha mais, enfim... Desses  quarenta, eles apresentaram dois, só doizinhos! Tudo bem que Pedro só precisava de um; mas por que só apresentaram dois?
Imagine Pedro orando a Deus por quarenta homens e tendo que tirar a sorte entre os quarenta. Já pensou nisso? Quarenta homens habilitados para ocupar uma única vaga! É irônico pensar que apenas dois estavam concorrendo à vaga. O restante não estava habilitado, não preenchiam o requisito básico para concorrerem.
Na segunda carta que Paulo escreveu a Timóteo ele diz o seguinte: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja bem a palavra da verdade”. (II Tm 2: 15)
Já ouviu a frase: “Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos”? Às vezes eu fico em dúvida se esse não é de fato um versículo bíblico, dada a entonação e proporção com que esta frase é citada. Já ouvi até alguém perguntar: Onde se encontra mesmo este versículo? Foi Jesus quem disse não foi? Pode acreditar eu já ouvi! E você? Qual foi sua resposta? -Eu vou procurar e te falo???
Há casos em que realmente podemos ter essa idéia, e eu considero esse um pensamento interessante, mas veja, entenda; esse não é um versículo bíblico; a idéia é boa, mas isto não faz dela uma regra.
Se fosse assim Pedro teria escolhido qualquer um, que Deus o teria capacitado ou mesmo Paulo não teria dito a Timóteo o que disse, ele diria: Timóteo, meu filho, Deus o capacitará, não esquenta não, ta?! Paulo não teria perdido tempo discipulando Timóteo, ele apenas o teria enviado às igrejas com a simples recomendação: "te vira filhinho!"
“Que outro ocupe o seu lugar...” Que outro? Outro quem?
Tá faltando candidato homem no mercado! Os postos de inscrição estão vazios!
Tá faltando homem capacitado, obreiro aprovado!
Onde estão os outros Pedros, Joãos, Tiagos e Cia?! Homens comprometidos com Cristo desde o início? Comprometidos com sua Obra, com sua Palavra, com seu Reino.
Chega de Judas!
Lembra do período colegial? Do vestibular? Ou daquele concurso público? É tão bom quando localizamos nosso nome na lista dos aprovados!  
 E então, já localizou seu nome?
Matias! Meus parabéns, você foi aprovado! A vaga é sua! 


                                            

Um comentário: